quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Africa-subsaariana

   Denomina-se África-subsaariana a região que contêm os países africanos situados ao sul do deserto do Saara. Desde o século XIX, este território começou a ser conhecido com a expressão África Negra pelos ocidentais, descrevendo uma região habitada por indivíduos da raça negra que não havia sido descoberta ainda, nem colonizada pelos europeus. Esta região do globo é tida como o berço da humanidade.
   Os países que formam a região são: Congo, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djbouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Cote d’Ivoire, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
       A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

O Sahel.

O Sahel é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul, que forma um corredor quase ininterrupto do Atlântico ao Mar Vermelho, numa largura que varia entre 500 e 700 km. Incluem-se no Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti, e a Somália.
O Sahel foi criado para designar os países da África ocidental, a região é dominada por vegetação de estepes que recebe uma precipitação entre 150 e 300 mm por ano.  Pode, portanto pensar-se que a agricultura no Sahel está condenada ao fracasso mas, ao contrário, ela é protegida por uma “cintura verde” constituída por uma flora altamente diversificada, que – por não ter sido usada pelo homem - a protege dos ventos do Saara.
O Sahel é uma área de tensões permantes por causa do crescimento demográfico galopante e as rivalidades tribais. Ao longo da História da África, o Sahel assistiu à sucessão de alguns dos mais avançados reinos africanos, que beneficiaram do comércio através do deserto, conhecidos como Reinos Sahelianos.

Ficheiro:Map sahel.jpg

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Povos do Saara

Beduínos:

             A maioria da população do Egipto vive ao longo das margens do Nilo. Apenas os 1,1 milhões de Beduínos arriscam viver no deserto. Criam carneiros e cabras e moram em tendas feitas de pêlo de cabra. Para preservar a identidade, só permitem o casamento dentro do grupo.

Berberes:

             Os berberes são um conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes, da família de línguas afro-asiáticas. Estima-se que existam entre 58 e 75 milhões de pessoas que falam estas línguas, principalmente em Marrocos e Argélia, mas também fazendo parte deste grupo os tuaregues, predominantemente nômades do Sahara.

O Deserto do Saara.



É o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Antártica), localizado no Norte da África, é considerado apenas um pouco menor que a Europa. As temperaturas diurnas do Saara chegam a atingir 80ºC na cobertura de areia exposta ao sol. Em compensação, no inverno ocorrem geadas durante a madrugada, e a água acumulada chega a congelar as áreas montanhosas. As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Niger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana . Em grande parte, o Saara é um enorme depósito de areia e pedras, cujo o subsolo é rico em ferro, petróleo, gás natural e fosfato, fósseis de dinossauros foram também encontrados. A origem desse deserto é explicada pelo fato de que ao longo do trópico de Câncer, que corta o Saara, existe uma zona de permanente alta pressão atmosférica. Esse fato da origem à dispersão de ventos, em vez de atraí-los.

...

DESERTO - Os desertos são caracterizados pela escassez de chuvas e grande limitação ao desenvolvimento da fauna e flora. Os solos são rasos, com acentuada deficiência hídrica e tendência à concentração de sais.

- Devido às altas temperaturas diurnas, o nível de evaporação é alto e muito rápido e a água, portanto, não consegue ser armazenada.

...

FLORESTAS - A vegetação reflecte as zonas climáticas. A região da floresta pluvial tropical, onde as precipitações anuais médias excedem1 300 mm, dominada por grandes árvores à folhas persistentes e de numerosas espécies de madeira dura tropical. Ao Sul do Equador, a floresta primária ocupa ainda zonas não negligenciáveis, nomeadamente no leste da República democrática do Congo, sobre as inclinações do Ruwenzori e os montes Virunga, favorecida por precipitações importantes (4 0006 000 mmà e mais, com uma humidade 90 %). Existe uma zona de florestas de montanhas, com precipitações anuais médias mais importantes que o da floresta pluvial tropical, elevadas nas bandejas do Camarões, na Angola, a África oriental e em cerca de regiões da Etiópia, onde uma extensão coberta de matos faz lugar à árvores à madeira dura e coníferas primitivos.

Paisagens naturais da Africa.

SAVANAS - As savanas são uma vegetação de clima tropical. Elas se caracterizam por apresentar uma mistura de plantas herbáceas com arbóreas e ocupam cerca da metade do continente, desenvolvendo-se principalmente no sul do deserto do Saara. Uma rica fauna composta de leões, elefantes, girafas, zebras, rinocerontes, etc., vive nas savanas embora tenha sido dizimada nos últimos cem anos. Hoje o que sobreviveu dessa fauna está restrito às poucas reservas que foram ou estão sendo criadas em alguns países africanos.


 

Welcome

Welcome to our blog....... here we talk about Africa

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A economia da Africa.

A Economia da África consiste no comércio, na indústria, e nos recursos dos povos da África. É o continente mais pobre do mundo, cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O PIB total é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.

A Africa fisicamente.

A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, é o segundo continente mais populoso da Terra, com cerca de 1 000 010 000 de habitantes e tem e 54 países independentes.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bem Vindos a Africa

Neste blog vamos falar um pouco sobre o continente africano e seus principais detalhes.